Notícias

Data: 2017-07-10
  • VM

Uma parte significativa do material de cenografia do filme “A Trança de Inês”, do realizador António Ferreira, pertence ao espólio da Viagem Medieval, que também apoiou a produção na composição decorativa, rigor histórico e conceção artística. Com estreia marcada para 2018, o filme terá uma sessão especial de exibição em Santa Maria da Feira, no verão do próximo ano, com a presença do realizador e atores.

Inspirado na obra “A Trança de Inês” da romancista Rosa Lobato Faria, o filme é protagonizado por Diogo Amaral no papel de Pedro e Joana de Verona no papel de Inês, apresentando três tempos distintos para o amor trágico de Pedro e Inês: na época medieval,  na atualidade e num futuro distópico. Em todas estas épocas, Pedro e Inês conhecem-se e apaixonam-se descontroladamente, enfrentando os tabus que teimam em separá-los.

“A Viagem Medieval, dada a sua experiência e rigor na concretização de projetos de elevada envergadura, revelou-se num elemento fulcral para a composição decorativa, na aproximação a um rigor histórico presente nos seus objetos e adereços, bem como na conceção da imagem artística do filme do período medieval retratado. Por via disto, fica aqui o nosso agradecimento”, refere o realizador, António Ferreira.

Este apoio da Viagem Medieval à produção do filme “A Trança de Inês” foi formalizado através de um protocolo de colaboração entre a empresa municipal Feira Viva, a Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira e a produtora Diálogos Atómicos. Para além da cedência de material cénico da Viagem Medieval para as gravações do filme, o protocolo estabelece que, como contrapartida a este apoio, todos os objetos produzidos especificamente para as gravações do filme serão cedidos, a título definitivo e gratuito, pela produtora à Viagem Medieval, cuja marca será também associada a todo o material promocional do filme e inserida no genérico final e créditos pelo apoio concedido.

A sessão especial de exibição do filme “A Trança de Inês” em Santa Maria da Feira, no verão de 2018, coincidirá com a temática da Viagem Medieval do próximo ano, que será centrada no reinado de D. Pedro I, dando continuidade à temática deste ano – o reinado de D. Afonso IV.

O convite lançado à Viagem Medieval para apoio à produção de um filme de inspiração medieval é o reconhecimento da experiência e know-how do projeto, assente no rigor histórico e na diversidade e qualidade do material cénico de que dispõe. Este envolvimento evidencia ainda a abertura da Viagem Medieval para o apoio a outros projetos culturais, sendo este um excelente exemplo de cooperação, com a contrapartida de enriquecimento do espólio do projeto.

A 21ª edição da Viagem Medieval realiza-se no centro histórico de Santa Maria da Feira de 2 a 13 de agosto de 2017, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho. Ao longo de 12 dias serão recriados episódios do reinado de D. Afonso IV, tendo como mote a “trilogia dos horrores” – Fome, Peste e Guerra.