Notícias

Data: 2019-12-13
  • VM

XXIV Viagem Medieval em Terra de Santa Maria

A organização da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria está já a procurar o rosto para a próxima edição do maior evento de recriação histórica do País, cujas figuras centrais serão D. Leonor e o Mestre de Avis. As candidaturas para o casting “Cartaz da Viagem Medieval” estão a decorrer até ao dia 20 de dezembro.

O candidato a Mestre de Avis deverá ter formação de ator, ter entre 25 e 35 anos, altura entre 1,70cm e 1,80cm, cabelo curto (mas não demasiado curto), castanho ou preto e experiência de equitação. Deverá sentir-se igualmente à vontade perante as câmaras, gosto pela Viagem Medieval e disponibilidade, nesta primeira fase, para a produção do cartaz, e, posteriormente, para a participação em ações promocionais e nos diferentes momentos do programa desta iniciativa.

Os interessados em participar neste casting devem enviar a sua candidatura para o email casting@viagemmedieval.com, com os seguintes dados: nome completo, morada, data de nascimento, contactos (telemóvel e email) e fotos de corpo e rosto.

A XXIV Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, um evento de referência a nível nacional e internacional, com vários prémios arrecadados, resulta da organização conjunta da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Empresa Municipal Feira Viva – Cultura e Desporto e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira e irá decorrer entre 29 de julho e 9 de agosto de 2020.

 

Contextualização histórica da XXIV Viagem Medieval em Terra de Santa Maria:
A primeira crise dinástica do jovem Portugal surge logo após a morte de D. Fernando, em 1383, ficando a Rainha D. Leonor como regente e defensora do reino, enquanto sua filha, D. Beatriz, casada com João I de Castela, não tivesse filhos com idade para governar.

Com este pretexto e na possibilidade de se perder a independência portuguesa, começa a aparecer um grupo de fidalgos que se insurge contra a Regente e o seu conselheiro, o Conde Andeiro. O Mestre de Avis, meio irmão de D. Fernando, Rui Pereira e outros fidalgos, são os principais protagonistas deste enredo que se inicia com a morte do Conde e termina com o Mestre a ser aclamado, pelas gentes de Lisboa, como Regedor e Defensor do Reino.

Viagem Medieval 2019